Liberdade, respeito pelos direitos humanos e o princípio de realizar eleições periódicas e genuínas por sufrágio universal são elementos essenciais da democracia.
Por sua vez, a democracia proporciona um ambiente para a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos e a garantia das liberdades fundamentais.
Desde sua fundação em 1945, a ONU fez mais para apoiar a democracia ao redor do mundo do que qualquer outra organização global.
A ONU monitora e apoia a realização de eleições, apoia a sociedade civil para fortalecer as instituições democráticas e a prestação de contas, e auxilia na redação de novas constituições para nações pós-conflito.
Confira 5 fatos sobre a ONU e a Democracia:
- A democracia é um valor central das Nações Unidas – “Nós os Povos das Nações Unidas” – a vontade do povo é a fonte de legitimidade dos Estados soberanos e das Nações Unidas como um todo.
- 2. A ONU apoia eleições em todo o mundo. A ONU oferece assistência eleitoral a cerca de 60 países anualmente e apoia o fortalecimento da governança democrática, trabalhando com governos, organizações da sociedade civil e a imprensa, em todos os continentes.
- Apoia a sociedade civil para fortalecer instituições democráticas. O fundo das Nações Unidas para a Democracia financia projetos que empoderam a sociedade civil, promovem os direitos humanos e incentivam a participação de todos os grupos nos processos democráticos.
- A ONU apoia a participação política da juventude 40% da população mundial tem menos de 25 anos. O novo Escritório da ONU para a Juventude fortalece movimentos e campanhas lideradas por jovens para a construção de um futuro mais sustentável, justo e pacífico.
- A ONU apoia democracias em transição: Nos últimos 15 anos, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU apoiou programas de justiça de transição em mais de 20 países ao redor do mundo.
Fonte: ONU Brasil